sábado, 2 de junho de 2012

Brazilian Visual Artist - Ernesto Neto





Ernesto Neto - artista plástico carioca




Ernesto Neto trabalha com instalações abstratas que muitas vezes ocupam todo o espaço da exposição. Ele utiliza em suas obras elementos em tecido de lycra, algodão, poliamida e recheados com bolinhas de chumbo, polipropileno, especiarias, miçangas, espuma e ervas, entre outros.
 
Com finas membranas esticadas ao máximo fixadas no teto, suas obras ficam penduradas no local e criam formas orgânicas. Às vezes, essas malhas finas e translúcidas são preenchidas com especiarias de variadas cores e aromas, como açafrão ou cravo da índia em pó e penduradas em formato de gotas, cogumelos enormes, esculturas peculiares que permite o visitante senti-las através de pequenas aberturas na superfície.

Ele também cria labirintos espaciais, no qual o visitante pode entrar e, assim, experimentar a obra e interagir com ela.
 
 




O artista descreve sua obra como uma exploração e uma representação da paisagem interna do organismo.











Referências:
 http://www.itaucultural.org.br
 http://www.youtube.com
 http://www.crochetconcupiscence.com
 http://www.tanyabonakdargallery.com

2 comentários:

  1. Oi Vivy,

    sensacional este trabalho, né? Gosto muito.

    Você me perguntou sobre a agulha e o barbante para ser usado no tapete de croché espiral. Eu usei um barbante número 4 (de 8 fios) e agulha 4,5, mas você pode fazer a sua escolha. A execução de trabalhos com barbantes rendem mas podem cansar mais se você tiver uma ponto muito fechado. O ideal é que você relaxe a mão para trabalhar com barbantes, caso contrário cansa muito.

    Um beijo,

    Ana Paula
    Salinha do Croché

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana! Também achei sensacional a obra do Ernesto! Recriando a arte do croche!

    E obrigada pela orientação!
    Uma dúvida, meu ponto é muito apertado, devo usar uma agulha maior? Achei o seu tapete lindo e fonte de inspiração! No momento estou tentando minha primeira manta ripley, aproveitando esse friozinho que tem feito aqui no Rio para usar lã. Tecer o tapete em espiral está na minha lista de desejos então, pretendo em breve, te dar notícias! Ainda sou muito devagar...
    Beijos e agradeço mais uma vez a visita!
    Vivy

    ResponderExcluir